Reich

– A paz mundial? Ah, a paz...

– Ela não está aí? Já chegou? Já saiu? Quando vai voltar?
– Calma! Quanta ansiedade! Por que tanto interesse na paz? Ela é tão importante a você?
– O senhor não a tem? Pode trazê-la de volta?
– Não a tenho, mas poderia sintetizá-la...
– Com pão, vinho, diamantes?
– Sim, e você não gostaria de nada disso... Eu prefiro o continuísmo. Deixe tudo como está. A paz é a utopia. É boa nos sonhos; na real, seria o maior dos pesadelos. O mundo está habituado ao terror, às guerras, ao noticiário perturbador. Deixe tudo como está, meu caro! Você é um visionário, vê por ângulos pouco confortáveis, tem urgência de revolução. Um dia será grande, assim como eu! Sentará nesta cadeira! Mas agora, volte a sua casa, arrume sua cama, tire boas notas na escola, conheça bem o seu bairro... Então, volte aqui e me convença a salvar o mundo.

Nenhum comentário: